quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Casa do Povo de Abrunheira: Revista Brunido n.º 8

Já está disponível a Revista Brunido n.º 8, referente a Novembro de 2010, da Casa do Povo de Abrunheira.


ORIENTAÇÃO - DESPORTO PARA TODA A VIDA

A Orientação é um Desporto recente em Portugal, mas tem já 100 anos de existência enquanto desporto organizado.
 
Com efeito, terá sido em Bergen - Noruega , no ano de 1897, que se organizou a primeira actividade desportiva de Orientação. Os países nórdicos são ainda hoje, aqueles onde a modalidade tem maior implantação, mobilizando um número de praticantes que coloca a Orientação entre os cinco desportos mais praticados na Escandinávia.
A maior prova do mundo realiza-se anualmente na Suécia, "5 dias da Suécia", com um número record de 25 000 participantes.
 
A Orientação é uma das modalidades desportivas que mais tem crescido nos últimos anos em Portugal! A competição concilia-se com o lazer, num espaço que proporciona um permanente contacto com a Natureza.
 
Na partida, cada praticante recebe um mapa onde estão marcados pequenos círculos que correspondem a pontos de controlo, materializados no terreno pelas "balizas" (prismas de cores laranja e branca), que estão acompanhadas de uma estação electrónica (e/ou um pequeno picotador). Introduzindo o seu identificador (ou picotando o seu cartão de controlo) o praticante comprova a passagem por cada ponto.
 
A escolha do itinerário entre cada ponto de controlo é uma opção do próprio praticante! Cada ponto é uma meta e, simultaneamente, a partida para um novo desafio. Cruzando prados, ribeiros e florestas, o praticante sente-se parte integrante do espaço que percorre... A velocidade de movimento tem que ser acompanhada pela velocidade de raciocínio para ler o mapa e interpretar a relação mapa / terreno, ponderar sobre as várias opções de itinerário, decidir!
 
A Orientação é praticada, em Portugal, nas seguintes disciplinas diferentes: Orientação Pedestre, Orientação em BTT, Corridas de Aventura e Trail Orienteering, este último prioritariamente para deficientes motores. Todavia, para além destas disciplinas com quadros competitivos nacionais e internacionais, são também organizadas provas de Orientação a cavalo, em canoa, etc.. As provas de Orientação são regra geral realizadas durante o dia. Contudo, há também provas nocturnas com grande adesão de participantes.
 
As provas do calendário da Federação Portuguesa de Orientação são abertas a todas as pessoas de qualquer idade, havendo sempre percursos para principiantes (fácil curto e fácil longo). A distância e a dificuldade dos percursos de Orientação variam em função da idade e do nível técnico dos praticantes, possibilitando a participação dos sete aos noventa e sete anos...

Fonte: http://www.fpo.pt

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A Casa do Povo de Abrunheira

A Casa do Povo de Abrunheira, foi fundada em 25 de Novembro de 1961, sendo herdeira do Centro de Recreio Popular, que havia sido criado em 12 de Janeiro de 1956. Dos seus primeiros estatutos, aprovados por Despacho do Sr. Ministro das Corporações e Previdência, constam os objectivos de “representar todos os trabalhadores nela inscritos (…), assegurar o exercício da actividade de previdência e assistência (…), contribuir para a realização de melhoramentos locais (…) e aproveitamento dos tempos livres dos trabalhadores”.


Esta Instituição está  também vocacionada para promover actividades de carácter cultural, recreativo e desportivo, contribuindo assim para um maior dinamismo da comunidade em que se insere.

Desde o inicio da sua fundação que a CPA tem desenvolvido actividades de índole cultural sendo de destacar o grupo de teatro cujos registos remontam a 1960, as Jornadas Culturais que ocorrem anualmente durante o período de Outubro a Dezembro, coincidindo com a comemoração do seu Aniversário a 25 de Novembro, o Mostr’arte, festival de teatro que decorrerá este ano de 2010 em Setembro.

Com o intuito de melhorar e oferecer a todos os seus associados, utentes e população em geral, com especial atenção para os seus idosos, uma melhor qualidade de vida a Casa do Povo de Abrunheira dispõem de um conjunto de actividades desportivas entre as quais se destacam:

Com o intuito de melhorar e oferecer a todos os seus associados, utentes e população em geral, com especial atenção para os seus idosos, uma melhor qualidade de vida a Casa do Povo de Abrunheira dispõem de um conjunto de actividades desportivas entre as quais se destacam:
a) Actividades Aquáticas
b) Boccia Sénior
c) Gerontomotricidade
d) Hidroginástica Sénior
e) Hidroginástica
f) Orientação em BTT


Contactos

Rua da Casa do Povo, nº 1
3140-011 Abrunheira
Telefone: 239676256
Fax:239676256

http://www.casapovoabrunheira.co.cc/
Email: cp_abrunheira@iol.pt

  

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Votos de Feliz Natal

De novo, por esta altura, realizou-se o Jantar de Natal da Casa do Povo de Abrunheira, reunindo toda a comunidade desta associação e pessoas amigas, destacando-se o espírito que envolveu os participantes.

Paralelamente, os órgãos sociais e secção de Orientação-BTT reuniram-se para planear a época.

Aproveito para desejar a todos um feliz Natal e votos de um 2011 próspero.


segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Orientação em Revista

Aqui fica a última edição - Dezembro de 2010 - de Orientação em Revista onde surge em destaque:
II ORI-BTT TERRAS DE CISTER e pequeno balanço do ranking de 2010.

Para aceder clique aqui.