terça-feira, 30 de agosto de 2011

CAMPEONATOS DO MUNDO DE ORIENTAÇÃO EM BTT: Balanço Final

Depois de um curto dia de descanso, e após a viagem e uma prova de sprint para esquecer, venho aqui em jeito de balanço final:
  1. A selecção presente neste campeonato do mundo, e que tive o prazer de fazer parte, tudo fez para representar o país ao mais alto nível;
  2. O grande destaque vai, claro, para a excelente prestação do Davide Machado: 5.º lugar na distância longa e 6.º no sprint;
  3. A minha prestação, ainda que aquém do que ambicionava, não deslustra o trabalho realizado;
  4. A experiência adquirida (e com uma importância vital nesta competições) poderá ser um factor primordial para futuros eventos.
Agradecendo a todos os que me apoiaram, finalizo

Paulo Palhinha


sábado, 27 de agosto de 2011

CAMPEONATOS DO MUNDO DE ORIENTAÇÃO EM BTT: Estafeta

Esta presença na estafeta nacional A (João Ferreira, Paulo Palhinha, Davide Machado), antes de mais, foi um grande motivo de orgulho e alguma surpresa, na minha estreia pela selecção. O resultado final, 10.º lugar, foi o segundo melhor de sempre de Portugal, a um lugar do obtido em Montalegre em 2010.

Quanto à minha prestação, tendo recebido o "testemunho" do João num brilhante 4.º lugar, não consegui acompanhar o ritmo das selecções mais fortes que perseguiam e, nos pontos de maior dificuldade técnica de
orientação e com as novas marcações de caminhos, nem sempre consegui seleccionar as melhores opções. No último percurso Davide Machado recuperou quatro lugares até à posição final.


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CAMPEONATOS DO MUNDO DE ORIENTAÇÃO EM BTT: Distância Média

No dia mais negro para a selecção portuguesa no MTBO2001, com várias quedas (felizmente sem gravidade) e problemas mecânicos, a minha prestação, ficou marcada, principalmente, por um erro no ponto 5 que "custou"
aproximadamente 7 minutos assim como algumas exitações. A nível físico, continuo a senti-me bem e com força para continuar a puxar pela bicicleta (que se tem portado muito bem!)... O 59.º lugar final, com 1:15:07, poderia ter, facilmente, ser um lugar no top 40.
Amanhã, vem a estafeta e esperemos que as notícias sejam mais encorajadoras.

Paulo Palhinha


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

CAMPEONATOS DO MUNDO DE ORIENTAÇÃO EM BTT: Distância longa

Aproveitando o dia de descanso (activo!), faço um pequeno rescaldo da Final da Distância Longa:
- Mais um dia de muito, muito calor;
- Um percurso com muitos km e um acumulado de desnível que acabou por ser bem superior aos 1350m que causaram algumas dificuldades a nível físico;
- Com alguns erros técnicos na orientação - em parte justificados pelo calor (e outros sem justificação!);
- Um resultado final - 46.º lugar, com 2:41:40 - que posso considero dentro dos objectivos traçados.

Aproveito para saudar o nosso campeão Davide Machado pelo brilhante 5.º lugar!!!

Paulo Palhinha



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

CAMPEONATOS DO MUNDO DE ORIENTAÇÃO EM BTT: MTBO 2011

Depois de 2 dias de preparaçao com mapas de treino, finalmente, o primeiro dia de competiçao com a qualificaçao para a Distancia Longa. Inicialmente nao esperava facilidades na "passagem", contudo, a estratégia de uma tactica de opçoes conservadoras e ritmo menos intenso na fase inicial e progressivo revelou-se adequada, deixando ainda algumas forças de reserva para a Final no dia de amanha. La espero um percuso muito exigente a nivel fisico - melhor opçao com 37,3 km e 1350m de acumulado! - e com temperaturas a rondar os 40°C...! Todavia, o grande objectivo de estar presente na Final ja foi conseguido e amanha sera para obter o melhor resultado possivel.

Mais informaçoes no site oficial da competiçao ou em Orientovar.

Nota: Peço desculpa pela ausencia de acentuaçao em algumas palavras, mas o teclado para os italianos nao permite melhor... 

Paulo Palhinha

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ELITE and JUNIOR World Championship MTBO 2011, Vicenza - Itália

Aproxima-se a hora de partida para o ELITE and JUNIOR World Championship MTBO 2011, Vicenza - Itália.

As malas já se encontram prontas, a bicicleta desmontada (e não foi nada fácil!) e embalada, os bilhetes e passaporte já estão na mão...
Já sinto um misto de determinação e responsabilidade!!!

Espero poder ir dando notícias regularmente, sendo este blog o meio privilegiado.

E, neste momento, não posso deixar de agradecer a TODOS os que possibilitaram que este sonho se concretizasse.

MUITO OBRIGADO... 

Paulo Palhinha

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Volta a Portugal em Bicicleta 2011

A Casa do Povo de Abrunheira vai voltar a marcar presença no acompanhamento da Volta a Portugal em Bicicleta, e como sempre, na súbida ao ponto mais alto de Portugal Continental - Torre (1991).

A saída dos atletas da Abrunheira - de bicicleta - será, novamente, em Oliveira do Hospital, ponto de partida para a súbida à Torre por Loriga. Este ano, após a escalada à Torre, irão descer às Penhas da Saúde para ver a passagem dos ciclistas, fazendo nova súbida a partir desse ponto para assistir à chegada final.

Apresenta-se altimetria da etapa da Volta a Portugal e, para mais informações, clicar aqui.