terça-feira, 13 de janeiro de 2015

CORRIDA DA LIBERDADE: O Regresso aos "Velhos Tempos" do Atletismo de Estrada

Decorreu no dia de hoje, 13 de Janeiro, a Corrida da Liberdade, na Cidade da Praia, que contou com mais de 5 mil inscritos e com a partida a ser dada pela convidada de honra: Rosa Mota - a "nossa compeã europeia, mundial e olímpica" conforme referida pela organização da Câmara Municipal da Praia e Federação Cabo-Verdiana de Atletismo e pelos muitos milhares participantes. Esta competição, talvez a mais importante de Cabo Verde, que distribuiu quase 4.000€ de prémios monetários, despertou a atenção dos melhores atletas nacionais e dos países vizinhos.
Esta corrida de 15km, algo condicionada pela bruma seca e pelo vento (rajadas superiores a 30km/h, percorreu as ruas da capital de Cabo Verde, e contou com uma moldura humana fantástica que não poupou no apoio a todos os atletas.
A minha prestação foi acima do esperado, face à pouca preparação para este tipo de competição - um resultado à beira do Top 10 - necessitando de 56min15s para percorrer os 15,4km (tempo que perspetiva a meia-maratona em 1h17min).
Foi muito bom, regressar aos tempos de adolescência e voltar a sentir o prazer de correr na estrada numa vertente competitiva (algo que não acontecia há, talvez, mais de 20 anos). E voltou, quem sabe, a despertar o "bichinho"...
O vencedor foi o atleta internacional cabo-verdiano Adilson Spencer, com 49min06s, seguido do senegalês Samba Fay. A prova feminina foi dominada por Crisolita Rodrigues.